O lixo, o mato, a depredação: Cemitério Municipal de Peixoto de Azevedo começa a ser revitalizado
Após anos de abandono, Prefeitura inicia mutirão de limpeza e anuncia série de melhorias estruturais no Cemitério José Tiburski

Foto: Assessoria de Comunicação
Peixoto de Azevedo – O abandono, o desrespeito e o descaso com o Cemitério Municipal de Peixoto de Azevedo, o José Tiburski, localizado às margens da BR-163, estão chegando ao fim. Após anos de denúncias e reclamações, a Prefeitura iniciou nesta semana os primeiros serviços de limpeza e reestruturação do espaço, com apoio de reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP).
O local recebeu a visita do prefeito Paulistinha, do presidente da Câmara Municipal, vereador Thawê Dorta, e do diretor do CDP, Manoy da Silva Rodrigues, que acompanharam de perto os trabalhos iniciais. A ação visa devolver dignidade e respeito aos familiares que frequentam o campo santo.
Os serviços estão sendo realizados pelos internos do CDP com bom comportamento, que atuam no mutirão como parte do processo de remição de pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal. A parceria com a Secretaria de Obras tem permitido acelerar o ritmo das melhorias.
Paulistinha, que quando vereador utilizava a imprensa para denunciar o estado de calamidade do cemitério, reafirma agora seu compromisso com a transformação do espaço. "Esse cemitério foi completamente ignorado por gestões anteriores. Agora, vamos mudar essa realidade com ações concretas", afirmou.
Entre as melhorias previstas estão a limpeza completa da área, poda de árvores, disponibilização de água em pontos estratégicos, revitalização de túmulos, calçamento dos corredores de acesso, instalação de lixeiras, pintura geral, melhoria da iluminação e a contratação de vigias e zeladores.
“Temos muitas prioridades, mas a revitalização deste cemitério vai além de uma proposta de governo. Isso é dever, obrigação, respeito, dignidade e o resgate da solidariedade e humanização para com os familiares dos entes queridos sepultados neste lugar. Esse caos ficará no passado e em breve teremos um ambiente de paz, acolhimento e reflexão a todos os visitantes”, declarou o prefeito Paulistinha.
Com as ações já em andamento, a comunidade começa a vislumbrar um novo cenário: de respeito à memória e cuidado com o espaço público.