Prefeito Márcio Gonçalves destaca projeto “Nova Chance” como símbolo de dignidade e reintegração social em Guarantã do Norte
Projeto liderado pelo TJMT, com apoio da Prefeitura de Guarantã do Norte e outros parceiros, oferece dignidade e recomeço a pessoas privadas de liberdade, promovendo uma gestão mais humana e inclusiva.
Guarantã do Norte (MT) – Durante a Semana Santa, momento marcado por reflexão e perdão, o prefeito Márcio Gonçalves destacou a importância do projeto “Nova Chance”, que vem transformando vidas por meio da ressocialização de pessoas em situação de reclusão.
"Resocialização é construir pontes. E a Nova Chance é capaz de dar dignidade às pessoas, e dignidade é salvar vidas. Para aqueles que estão neste momento de reflexão da Semana Santa, eu deixo uma indagação: quem não tiver pecado que atire a primeira pedra?", declarou o prefeito.
Segundo ele, o município está comprometido em contribuir com a construção de uma cidade, um estado e um país melhore, e o projeto simboliza esse compromisso com uma gestão mais humana e inclusiva.
"Essas pessoas, que em algum momento cometeram um erro, precisam pagar por ele e ser reinseridas na sociedade. Porque, querendo ou não, uma hora elas vão sair. E quando saírem, vão retornar para o seio de suas famílias e da comunidade. Estamos contribuindo para que essa transição aconteça de forma mais branda, sociável e com menos traumas emocionais."
O projeto “Nova Chance” é uma iniciativa idealizada pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com execução da Fundação Nova Chance. Conta ainda com a parceria do Ministério Público Estadual, representado pelo promotor Marcelo Beato Mantovani, além do Departamento Penitenciário, da Prefeitura de Guarantã do Norte e da Câmara de Vereadores, especialmente na pessoa do vereador Zilmar, que colaborou com o diálogo e articulação do projeto no município.
"Tivemos uma conversa muito produtiva com o vereador Zilmar, que nos trouxe uma nova perspectiva. É necessário fazer diferente, mostrar que estamos preocupados com todos os aspectos da nossa cidade, inclusive com aqueles que muitas vezes são esquecidos."
O prefeito também frisou que o objetivo maior é garantir que essas pessoas possam retornar à sociedade com dignidade e oportunidade de reconstrução.
"Essa é a grande mensagem que deixo: o começo de um novo ciclo, com menos julgamentos e mais humanidade. Estamos fazendo tudo para garantir um futuro melhor para Guarantã do Norte."