Tarifaço” dos EUA sobre o milho brasileiro estará em debate no Congresso Abramilho
Evento também discutirá o projeto de lei que regulamenta a reciprocidade tarifária e ambiental nas relações do Brasil com outras nações

Foto: Israel Baumann/Canal Rural Mato Grosso
O recente “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos sobre o mercado brasileiro do milho tem gerado inúmeras dúvidas entre produtores e envolvidos com o cereal.
De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), Glauber Silveira, “ainda é cedo para uma análise certeira”. Contudo, ele frisa que “existe uma tendência de que o Brasil amplie a exportação de milho para outros países, por exemplo”.
O assunto será um dos temas do 3º Congresso Abramilho, que ocorre no dia 14 de maio, em Brasília.
“Teremos um painel totalmente focado em macroeconomia e agro para abordarmos o tema durante o congresso”, salienta Glauber Silveira.
Na esteira do tarifaço, outro tópico do 3º Congresso Abramilho ganhou destaque nesta semana: o projeto de lei (PL) 2088/2023, que regulamenta a reciprocidade tarifária e ambiental nas relações do Brasil com outras nações. A Câmara de Deputados e o Senado Federal já aprovaram o PL e a expectativa é de que a sanção final do presidente Lula da Silva ocorra nos próximos dias.